[Resenha] Uma Tocha na Escuridão #02 - Sabaa Tahir

Título: Uma Tocha na Escuridão - Livro 02
Série: Uma Chama entre as Cinzas #02
Gênero: Romance | Distopia | Fantasia | YA | Ficção
Autora: Sabaa Tahir 
Editora: Verus 
Páginas: 434
Ano: 2017

Sinopse:

O segundo livro da história épica e eletrizante sobre liberdade, coragem e esperança. Ambientado em um mundo brutal inspirado na Roma Antiga, "Uma Chama Entre as Cinzas" contou a história de Laia, uma escrava lutando por sua família, e Elias, um soldado lutando pela liberdade. Agora, em "Uma Tocha Na Escuridão", ambos estão em fuga, lutando pela vida. Após os eventos da quarta Eliminatória, os soldados marciais saem à caça de Laia e Elias enquanto eles escapam de Serra e partem numa arriscada jornada pelo coração do Império. Laia está determinada a invadir Kauf, a prisão mais segura e perigosa do Império, para salvar seu irmão, cujo conhecimento do aço sérrico é a chave para o futuro dos Eruditos. E Elias está determinado a ficar ao lado dela - mesmo que isso signifique abrir mão da própria liberdade. Mas forças sombrias, tanto humanas quanto sobrenaturais, estão trabalhando contra eles. Elias e Laia terão de lutar a cada passo do caminho se quiserem derrotar seus inimigos: o sanguinário imperador Marcus, a cruel comandante, o sádico diretor de Kauf e, o mais doloroso de todos, Helene - a ex-melhor amiga de Elias e nova Águia de Sangue do Império. A missão de Helene é terrível, porém clara: encontrar o traidor Elias Veturius e a escrava erudita que o ajudou a escapar... e acabar com os dois. Mas como matar alguém que você ama desesperadamente? 

Depois
do final eletrizante e desesperador do primeiro volume, eu não via a hora de colocar as mãos na continuação e saber como Elias e Laia se saíriam na segunda parte da jornada.. Ou seja, o livro mal chegou e já estava nas minhas mãos, porque enfim eu mereço né? Ler meus desejados e atrasar só um pouquinho os obrigatórios ainda não é crime.

O livro se inicia com o time perfeito, não há explicações, a aventura começa exatamente onde paramos, ou seja, se não leu o primeiro não vai entender o segundo, vi muitas pessoas se queixando por não conter um prefácio com resumo, particularmente eu me achei facilmente no enredo e adorei.

"O fracasso não define uma pessoa. É o que ela faz depois de fracassar que determina se é uma líder ou um desperdício de ar."

Depois de tudo dar errado nas eliminatórias, Elias e Laia enfim fogem de Backclif, mas estão longe de ter paz, se no primeiro volume eles lutavam pela liberdade, nesse segundo eles irão lutar pela vida, e enquanto fogem dos marciais tentam chegar a prisão Kaulf para libertar Darin o irmão de Laia. Marcus o cobra, enfim se tornou o novo imperador, mas ele não esta nada feliz com a fuga de Elias e coloca Helene, sua Águia de Sangue na caçada pela cabeça do máscara, enquanto isso ele tenta firmar suas forças no reino buscando lealdade dos paters e maters das grandes famílias.

Numa empreitada cheia de adrenalina, Laia precisa cumprir sua promessa à Darin e se manter firme, Elias precisa se manter vivo para ajudar Laia e quem sabe assim se ausentar um pouco da culpa que carrega e Helene, precisa caçar e matar Elias, seu grande amor.

Nesse segundo volume a narrativa continua com primeira pessoa, mas temos uma nova narradora, agora além de acompanharmos toda a aventura pelos olhos de Elias e Laia, também teremos o ponto de vista de Helene, que nos contará tudo que acontece dentro do reino e do seu coração ferido. O volume foi dividido em 3 partes: A fuga, A separação e enfim o resgate.

Helene sem dúvida alguma é uma das personagens mais fortes do livro, não só por sua determinação em prol daquilo que acredita, mas pela força de lutar contra seu próprio sentimento e encarar o fato de ter que matar seu amor. Nesse livro ela ganha um destaque muito maior que nos anteriores e apesar de admirar essa personagem, por muitos momentos quis torcer o pescoço dela, essa luta colocando o império sempre em primeiro lugar é enlouquecedora.


"A maioria das pessoas - diz Cain - não passa de lampejos na grande escuridão do tempo. Mas você, Helene Aquilla, não é uma faísca que se consome rapidamente. Você é uma tocha na escuridão...se tiver coragem de se deixar consumir pelas chamas."

Posso dizer que o livro em si é pura escuridão, e que durante vários momentos do enredo, Laia, Elias e Helene são as tochas que iluminam o enredo, é preciso luz para encontrar a saída no breu, e é isso que eles fazem durante todo a história. Esse volume esta muito mais pesado, a aventura não para, muitas mortes e momentos pesados de perda e dor permeiam o enredo, os personagens amadureceram muito, e vamos rever alguns e conviver mais com outros como Izzy, Keenam e Afya.

Se já não bastasse tuuuudo, Elias e Laia precisarão lidar com a fúria da comandante que anseia por ver o filho morto, e com forças sobrenaturais que também estão contra o progresso do casal. A escrita da autora continua viciante, Sabaa possui uma destreza com as palavras, e mesmo que no meu íntimo eu tenha achado que ela podia ter feito mais, ainda sim não consegui largar o livro até terminar e querer matá-la de novo.

O enredo é cheio de reviravoltas, a teia foi construída com perfeição e aos poucos tudo se encaixa de forma magnífica. Mais uma vez o romance é deixado de lado, apesar de Laia se sentir confusa e dividida entre Elias e Keenan, sua partes do enredo são bem menores se comparadas as de Helene e Elias.


"Você é meu templo - sussurro enquanto me ajoelho ao seu lado - Você é minha sacerdotisa. Você é minha reza. Você é minha libertação.(...)"

Cheguei à conclusão de que Laia possui muito mais semelhanças com Amani (Rebelde do Deserto ) do que imaginei, os dois livros possuem a mesma temática religiosa, dois djinns cada uma com sua peculiaridade, cada uma em seu livro, o que só me fez gostar mais ainda do livro, enfim se já amava o primeiro volume, estou viciada no segundo e desesperada pelo terceiro, ei Verus, ajuda aí...

A edição ficou linda, a capa esta incrível e a revisão esta perfeita, se você assim como eu ama uma distopia, aventura e mulheres empoderadas, corre e vai ler essa série que promete muita aventura e romance no próximo volume.




Postar um comentário

0 Comentários