[Resenha] Cinco Dias - Julie Lawson Timmer

Titulo: Cinco Dias
Autora: Julie Lawson Timmer
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Ano: 2015

Até que ponto você estaria disposto a se sacrificar por amor?
Mara Nichols é uma advogada bem-sucedida, esposa e mãe dedicada. Ela está doente. Uma doença devastadora. Ela precisa colocar um fim ao sofrimento dos últimos tempos.

Scott Coffman é um professor do ensino fundamental que precisa cuidar de um garoto de oito anos enquanto a mãe do menino cumpre pena na prisão.

Mara e Scott têm apenas cinco dias para dizer adeus àqueles que amam. Essa talvez seja a maior prova de amor que poderiam dar a essas pessoas.

Duas Pessoas. Um Prazo. Uma Escolha Impossível.

Hoje venho contar a minha primeira leitura do ano: Cinco Dias da Julie Lawson Timmer, que recebemos em parceria com a Editora Novo Conceito.

Cinco Dias conta duas histórias que tem em comum um prazo, em apenas cinco dias suas vidas tomaram rumos diferentes do que vivem agora.
Mara é uma advogada de muito sucesso e extremamente competente, com mais de vinte anos de carreira, ama seu trabalho. É casada com um médico dermatologista e mãe de uma menina linda e apaixonante de cinco anos. Mara tem tudo o que sempre sonhou em sua vida. Agora que está curtindo sua vida após seus quarenta anos, coisas estranhas começaram a acontecer com ela, ela começa esquecer coisas corriqueiras do dia a dia e está sempre mal-humorada. Após muita insistência do marido, Mara procura um médico e descobre que está com a doença de Huntington, basicamente é um distúrbio neurológico que causa falta de coordenação, afeta várias habilidades mentais e alguns aspectos de personalidade. é uma doença genética, e atualmente não tem cura. Mara então decide que não quer viver nos tempos mais difíceis da doença, ela estipula um prazo de quatros anos para viver intensamente e então irá se suicidar, portanto faltam apenas cinco dias para o prazo terminar. 

Scott é um professor de escola pública que não vê seus alunos como apenas pessoas que precisam aprender. Ele se preocupa com eles e sabe que enfrentam os maiores desafios e que lutam diariamente com os problemas sociais no mundo externo. Alguns talvez nem sequer terminem o segundo grau. É para isto que ele faz um esforço além do que muitos fazem; é um exemplo de profissional a ser seguido. Com o apoio de sua esposa tenta fazer a diferença no mundo, é por isso que aceita ficar com a guarda temporária de Curtis, um menino de sete anos que estava com sua mãe presa e agora só contava com seu irmão que precisava terminar os estudos e se dedicar nos esportes para conseguir uma bolsa de estudos na faculdade. Curtis se torna como um filho mais velho. O menino faz parte da vida do casal,  mas o tempo está chegando ao fim e que Curtis deverá ir embora depois de um ano, e agora faltam apenas cinco dias para o prazo terminar. 
***

Com uma escrita envolvente por sua intensidade, Julie soube exatamente como criar os personagens tão marcantes e reais, com conflitos, dúvidas, medos, inseguranças, defeitos e qualidades. O desenvolvimento dos personagens foi cuidadoso, fazendo o leitor pouco a pouco conseguir entender os sentimentos de cada um. Assim, nos sentimos no lugar de seus personagens, nos deixa com ódio e amor, sem saber se apoiamos e compreendemos, ou se julgamos e depois ainda questionemos nosso próprio julgamento.

Foi um livro que me arrancou lágrimas. Sentimentos como amor, ternura, dedicação e a paciência são coisas extremamente exploradas neste romance. Enfim, recomendo a leitura. Não está entre os melhores livros que eu já li, e também não diria que é uma leitura imperdível, mas acho que vale a pena conhecer e se emocionar.



Postar um comentário

0 Comentários