Últimas Resenhas

#TopLeitura #6 - A Garota Que Você Deixou Para Trás

26 junho 2015

Olá, galerinha! Hoje é dia da nossa coluna #TopLeitura, em que todo mês escolhemos um livro que todas as resenhistas irão ler, e posteriormente avaliar alguns pontos do livro, dando a sua opinião sobre a história. 







A Garota Que Você Deixou Para Trás - Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

"Para Herr Kommandant, que entenderá: não tomado, mas sim doado."

CAPA
Camila: Simples, discreta e misteriosa. O tom amarelado da capa e alguns "vincos" presentes na parte de trás me fez pensar em cartas, papéis antigos, que de fato é um elemento presente no enredo.

             Kelly: A capa é bem delicada, mas além da menina sozinha, que aos meus olhos tanto pode representar Sophie quanto Liv, ela não nos remete a mais nada, como se o conteúdo fosse um segredo e a capa um convite misterioso, que te encanta mas não revela o conteúdo.



SINOPSE
Camila: Sem detalhar muito e revelar além do necessário, a sinopse apresenta de maneira breve o que a história nos reserva, embora não transmita metade da emoção contida nas páginas. 

            Kelly: Um breve relato de apenas 1/5 da história, um resumo simples e específico, mas confesso que essa é a primeira vez que leio a sinopse kkkkkkkkkk e esse não é o primeiro livro em que me aventuro sem nem sequer ler a contra capa.





ENREDO
Camila: Com personagens fortes, batalhadoras e determinadas, Jojo construiu uma linda história que, apesar de ter o amor como base, nos faz refletir sobre o que realmente é importante para nós. Nos faz refletir sobre o valor de cada coisa que temos, e nos mostra também que muitas vezes o valor monetário de algo não é capaz de pagar pelo valor sentimental que tal objeto possui. O livro fala sobre lealdade, sobre a fé que devemos ter nas pessoas, e sobre perdas e ganhos que teremos ao longo da vida. Jojo mostra que por mais improvável que seja, sempre há como recomeçar.


             Kelly: A história é forte e seus personagens são de personalidades marcantes e encantadoras, a autora soube trabalhar muito bem o contexto da história, com suas idas e vindas e seus momentos tristes e felizes.Tudo com um balanceamento perfeito, mais uma obra da Jojo que só comprova para mim o quanto ela pode nos surpreender.
A história nos arremata da primeira linha até o último ponto final, com um contexto tocante e um final surpreendente,  nos tocando a todo momento.
Todos os personagens são bem criados, e aqueles que acreditamos ser apenas coadjuvantes da história, se tornam protagonistas ou heróis em um piscar de olhos.




QUOTE PREFERIDO

Camila: 
“Às vezes a vida é uma série de obstáculos, uma questão de colocar um pé na frente do outro. Às vezes, de repente ela se dá conta, é simplesmente uma questão de fé cega.”

Kelly:
 "O que isso ensina à gente, Sr. McCafferty, é que na vida há coisas muito mais importantes do que vencer."



NOTA
Camila: 9
Kelly: 10
Real Time Web Analytics