[Resenha] Veronika decide morrer - Paulo Coelho

Olá Galera!! A Maratona Nacional acabou,maaaas como foi beeeeem podutivo e conhecemos obras maravilhosas, vamos continuar colocando os nacionais que não conseguimos publicar durante a mesma..
Espero que gostem... 


Título: Veronika decide morrer
Autora:Paulo Coelho
Editora: Planeta do Brasil
Paginas: 224
Ano: 2006

Sinopse:
A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se ser diferente. E as pessoas estavam cada vez com mais medo de ser diferentes. No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estatística que acabara de ler, me veio a ideia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi "Veronika Decide Morrer" na terceira pessoa, usando meu ego feminino, porque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava mas sim os riscos de ser diferente, e o horror de ser igual.

Boa tarde galera, demorei mas estou de volta, com resenha nova (e atrasada!)... hahaha Desculpem!
 Comecei em um trabalho novo que está sugando todo o meu tempo e disposição, por isso a demora pra ler, resenhar e postar... :/

Enfiiimm, comecemos...

Da série livros que mudaram minha vida: Veronika decide morrer. O que na minha opinião poderia muito bem ser ‘Veronika decide viver’, e o motivo vocês vão entender agora... 
Verônika vive uma vida monótona, sem grandes tristezas ou grandes alegrias, uma vida ‘normal’ como todas as outras, e é justamente isso que a deixa profundamente incomodada. Cansada dessa passividade e sem esperar muito do futuro, aos 24 anos de idade ela decide morrer, tomando uma quantidade considerável de medicamentos para dormir. Porém é socorrida a tempo, Verônika recobra a consciência e descobre que não está mais no convento, lugar onde vivia e onde cometeu a tentativa de suicídio, mas sim em Villete, o famoso e temido asilo de loucos.

Ela é informada pelo médico do local que os comprimidos tomados na tentativa de suicídio afetaram gravemente seu coração e que ela viverá por pouco tempo, talvez 5 ou 6 dias.
De início, Veronika se sente aborrecida, pois 5 dias é muito tempo para continuar vivendo. No entanto, após a notícia de sua morte, ela começa a se apegar às coisas simples e que antes não tinha importância, começa também a se redescobrir, percebendo assim, que talvez (só talvez!) a vida não fosse tão sem graça, e que seus dias eram iguais só porque assim desejava.
Por isso eu estava chorando – disse Veronika. – Quando tomei os comprimidos, eu queria matar alguém que detestava. Não sabia que existia, dentro de mim, outras Veronikas que eu saberia amar.

Apesar de muitas pessoas não gostarem dos livros do autor Paulo Coelho, eu particularmente gosto muito, e esse em especial é um dos meus favoritos, não só do Paulo, mas de todos os livros que já li até o momento. Trata-se de um livro que nos faz repensar sobre muitas coisas... Sobre nossas vidas, sobre o que realmente é importante, sobre o que é loucura... Talvez sejamos todos loucos fingindo sermos normais.

A loucura é a incapacidade de comunicar suas idéias. Como se você estivesse num país estrangeiro – vendo tudo, entendendo o que se passa a sua volta, mas incapaz de se explicar e de ser ajudada, porque não entende a língua que falam ali.
Fiquei diaaas refletindo, e sinceramente? Cheguei à conclusão que existem várias Verônikas espalhadas por aí, eu mesma sou uma delas, muitas vezes me flagrei fazendo a seguinte pergunta: “Qual é mesmo o sentido de tudo isso?”, Verônika é uma personagem bem comum, muito palpável, e com medos e aflições reais.

Fiz uma resenha breve, porque mais do que isso seria spoiler, e não quero ser estraga prazeres.

Maaas... Siiiim, tem romance! :D

HAHAHAHAHAHAHAHAHA’

Segue um trecho para deixá-los na expectativa...

- Como eu lhe conheci há uma semana, seria muito cedo para dizer: eu te amo. Como não devo passar desta noite, seria também muito tarde para dizer-lhe isso. Mas a grande loucura do homem e da mulher é exatamente esta: o amor.

- Entendo o que você está falando – disse Eduard. – Eu provoquei o choque elétrico, porque você me deixa confuso. Não sei o que sinto, e o amor já me destruiu uma vez.”
Aaah, e só mais uma coisa... Leiam, leiam e leiam!!! E se puderem, passem aqui e deixem suas opiniões, eu gostaria muito de poder compartilhar experiências sobre a leitura.

Até a próxima (espero que em breve)!

Bjos


Dai Nascimento

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Oi meu bem!
    Morro de vontade de ler esse livro! Eu já li o filme e gostei demais! A premissa da obra é incrível, mas meio triste kkk
    Quando eu era bem nova, eu li um livro do autor e não gostei muito, mas eu acredito que tenha sido pela idade.
    Assim que ler esse livro, eu volto pra te contar o que eu achei!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      Eu (Kelly), li a muito tempo atrás e amei a história!!! tem um ensinamento bem bacana e acredito que valha a pena ser lido!!! Essa foi a única obra que li do autor, não tenho conhecimento dos outros livros a não ser o que ouço falar....
      Volta sim, por favor!! Vou amar saber sua opinião sobre a obra.

      bjokas

      Excluir
    2. Oi Ju, bom diaa!

      Entãão... Eu li quatro livros do autor (Verônika decide morrer, As Valkírias, Onze minutos, e Nas margens do rio piedra eu sentei e chorei), só não gostei do último... Acho que super vale a pena você tentar de novo. E volte aqui pra falar o que achou, vou ficar te esperando. :)

      E veeelho, não sabia que Verônika decide morrer tem filme :o

      Vou veeer! *-*

      Huahuahauhauahua

      Bjooos :

      Excluir
  2. AAAAAAH ♥

    Lerei com certeza! Me aguarde para papearmos hahaha!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu já tive vontade de ler esse livro, fiquei ainda mais depois da sua resenha. Paulo Coelho é um autor que poucos gostam, mas vou me arriscar.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Inês. Poucos gostam dele aqui no Brasil. Sinceramente, não consigo entender o que acontece. Ele é o autor brasileiro mais lido no mundo. Ele é o escritor como mais seguidores em redes sociais no mundo. Só no Facebook são mais de 22 milhões. Pode ler sem medo, com certeza você irá adorar o livro! ;)

      Beijão.

      Excluir
    2. Inêêês, bom dia! :)

      Então... Na verdade, eu acho que muitos criticam e poucos conhecem de fato. Eu li quatro livros do autor, e não gostei de apenas um... As Valkírias e Verônika decide morrer são incríveis! Fico feliz que a resenha tenha despertado seu interesse. :D

      Leia mesmo, e não esqueça de voltar e deixar sua opinião. u_u

      Um beijo! :*

      Excluir
  4. Olá, boa noite!

    Li o Veronika a mais de um ano atrás. Já li 10 livros do Dom Paulete, e este sem dúvida, foi o melhor de todos, e olha que gostei muuuuuito de ler Brida e O Alquimista, mas ainda assim, o Veronika Decide Morrer fica em primeiro lugar.

    O livro é simplesmente fantástico, impecável! Na minha humilde opinião, todos mundo deveriam lê-lo. Todos precisam desta mensagem.

    Dentre os vários trechos ótimos que o livro têm, um dos que mais gosto, é aquela analogia que o autor faz, sobre como uma pessoa "normal" e como um louco define uma gravata. Aquilo pra mim foi fantástico.

    Parabéns pelo blog, gostei muito dele. Voltarei sempre aqui. Você escreve muito bem, está de parabéns!

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Muriiiillo :)

      De todos os livros que li até hoje, o 'Verônika' está entre os que mais gostei, li ele 3 vezes e já estou com vontade de ler novamente. -.-

      Huahuahuahauhaua

      Gostei muito da parte da gravata, mas a história do rei louco <3
      Achei incríveeel!

      Muito obrigada pelos elogios, o blog é da Kelly e realmente está lindo, comecei a resenhar há pouco tempo, mas espero contribuir muito mais.
      Fique à vontade para nos visitar e deixar suas opiniões. :)

      Um beijo!

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre